Relatório

Relatório
      Os alunos assistiram ao vídeo da história do Casamento da Dona Baratinha e ilustraram a história através do Programa Paint desenhando os personagens.
    Os alunos do 1.º ano do ensino fundamental assistiram ao vídeo com bastante atenção. Eles conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade. O modo de apresentá-la foi claro para a turma.
    Depois de assistirem ao filme responderam a pergunta da orientadora (Professora) sobre o filme “Quem eram os personagens da história da Dona Baratinha?”
    Após a conversa foram fazer outra atividade, agora no computador onde desenharam e criaram os personagens da história da Dona Baratinha através do programa Paint. Os alunos conseguiram criar o desenhar os personagens da história. Os componentes das duplas se relacionaram dialogando.
    Para usar a máquina (computador), não houve disputa, pois há computadores para todos. Cada qual em seu computador colaborando para o andamento do trabalho e respondendo os questionamentos da professora e realizando as atividades. Em quase todas as duplas o objetivo da aula foi atingido.
    A condução da atividade pela professora foi clara e objetiva. Os equipamentos e os programas funcionaram como previstos. A proposta da atividade foi bem recebida pela turma do 1.º ano do ensino fundamental que ficaram envolvidos e animados pela atividade e também pelo uso do computador.
    Nós aplicadores das atividades na sala de informática, ficamos satisfeitos com o andamento e o resultado da atividade. Esta atividade poderá ser adaptada para outras séries de acordo com o tema e a idade dos alunos, buscando envolver uma disciplina ou mais dependendo de cada contexto.
    O objetivo da aprendizagem:
      Identificar os personagens da história;
      trabalhar a coordenação motora fina
    Essa aprendizagem poderá ser realizada nas séries iniciais do ensino fundamental, no inicio da alfabetização durante e após esse período abrangendo a disciplina de Língua Portuguesa – interpretação; ciências; matemática e outras.
    Para se aplicar esta atividade aprendizagem são necessários recursos como:
      Computadores;
      Data show;
      Internet;
      Câmera fotográfica
      Programa especifico do computador
    O professor precisa ter a capacidade de entender um pouco sobre mídias. Já o aluno prestar atenção na história que assistiu no começo da aula e saber operar o mínimo possível o computador a fim de desenhar e criar os personagens da história através do programa Paint que aprenderam nas aulas de informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário