Wikipedia

De acordo com Jaime Balbino a Wikipédia é uma ferramenta muito importante e que todos deveriam fazer o seu uso, principalmente aqueles que fazem parte da educação.
Ele destaca o wiki, como sendo um modelo de organização e gestão colaborativa de documentos, utilizado por comunidades de software livre para a criação de apostilas e documentação de programa. O wiki, mesmo composto por materiais dispersos é organizado e mantêm a qualidade do conteúdo, pois é produzido por pessoas que possuem os mesmos interesses.
A Wikipédia é uma enciclopédia mundial em que qualquer pessoa pode não só ler seu conteúdo como modificá-lo, acrescentando,  retirando, ligando outros documentos, reformatando, corrigindo e traduzindo seus verbetes. A fiscalização do trabalho é feita pelos próprios usuários. A confiabilidade do seu conteúdo é superior ao das melhores enciclopédias do mundo.
Para compreender essa enciclopédia é necessário entender o conhecimento como fenômeno social coletivo, onde pessoas que vive e interpreta o mundo e que, por meio da linguagem, pode expressar esse seu conhecimento de forma competente e sintonizada com o outro.
De acordo com o autor não se pode ler um verbete da Wikipédia sem participar, pois são textos dinamicamente escrito e reescrito, por autores conscientes do seu  poder de influir na coletividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário